História e Histórico do Z28

"O PRIMEIRO"

1ª Geração - FASE 1

Na categoria TransAm, a cilindrada máxima dos motores era 302 (5.0), e para que o carro fosse homologado, a montadora era obrigada a vender o mínimo de 1.000 unidades. Assim nasceu o Z28. Por conta da limitação na cilindrada, os engenheiros foram obrigados buscar outros recursos para que o carro fosse rápido, como aliviar peso e elevar as rotações do motor.

6768
"ANO ÚNICO"

1ª Geração - FASE 2

O Z28 1969 é o MAIS RARO e CARO dos Camaros. Isso porque esta carroceria só foi oferecida por UM ANO, pois em 1970 a GM já apresentaria o 2ª Geração. Este é o carro que inspirou o Camaro 5ª Geração.

69
"BOCA DE TUBARÃO"

2ª Geração - FASE 1

Como descobriu os planos da Ford, de reestilizar o Mustang para 1970, a GM, que acabara de reestilizar o Camaro (1969), o faz novamente. Mudando radicalmente o carro, a Chevrolet desenhou aqui o que muitos consideram ser o Z28 MAIS BONITO DE TODOS, o Z28 "Shark-Nose", "boca de tubarão", para nós brasileiros.

70717273
"TYPE"

2ª Geração - FASE 2

Em 1974 foram importados muitos Camaros para o Brasil, praticamente todos na versão TypeLT, por isso o público chama esta carroceria de "Type", o que na verdade é um pacote de acessórios. Os Z28 em 74 e 77 são raros, temos notícias de 3 somente no país.

7477
"TYPE DE BORRACHA"

2ª Geração - FASE 3

Como de costume, a GM deixou o melhor para o final. Despedindo-se da 2ª geração, a Chevrolet desenvolveu uma série de melhoramentos e acessórios para o Camaro, fazendo desta fase da carroceria uma das mais exóticas. Este é o Z28 que mais valoriza nos EUA hoje, é a "bola da vez".

78798081
"O MAIS VENDIDO"

3ª Geração - FASE 1

O Camaro 1982 foi o mais vendido da história, fazendo com que o 3ª Geração já nascesse UM SUCESSO. Esta foi a 1ª safra de Camaros com INJEÇÃO ELETRÔNICA.

828384
"IROC-Z"

3ª Geração - FASE 2

Aqui o Camaro entrou no HALL dos EPORTIVOS MAIS RÁPIDOS do mundo. Neste momento, o Z28 já era um carro maduro, com excelente conjunto de suspensão, freios, arrefecimento e tudo mais. Em sua versão TOP DE LINHA, o Z28 apresentava o pacote "IROC-Z", uma referência à categoria IROC (International Race of Champions) do automobilismo americano.

858687888990
"THE Z28 IS BACK"

3ª Geração - FASE 3

À exemplo de 69 e 78, a GM aplica uma série de upgrades para se despedir de uma geração. Nesta fase, o 3ª dá um show de design e desempenho. Foi a 1ª vez que a Chevrolet fez uma edição de aniversário do Camaro, a Heritage edition, em 1992, comemorando os 25 do carro.

9192
"LT1"

4ª Geração - FASE 1

Tido como o MAIS JAPONÊS dos Camaros, o 4ª fase 2 ainda assim é um legítimo MUSCLE CAR. Este momento do Z28 é apelidado de LT1, nome de seu motor, V8 5.7 de 275cv. É um carro muito rápido.

9394959697
"LS1"

4ª Geração - FASE 2

O Camaro se despedia, GM optou por tirar o modelo de linha. Mas antes ofereceu esta espetacular safra, Z28s com motores padrão LSx, bloco de alumínio, 8 bobinas e muito mais. Foi indiscutivelmente o melhor Camaro fabricado até então.

9899000102